Informativo

as inscrições para o Celpe-bras estão abertas

EXAME CELPE-BRAS – INFORMAÇÕES GERAIS 

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) do Ministério da Educação (MEC) é o único certificado dessa natureza reconhecido oficialmente pelo governo do Brasil. Esse exame é internacionalmente aceito em empresas e instituições de ensino como comprovação de proficiência em língua portuguesa e, no Brasil, é exigido pelas universidades para ingresso em cursos de graduação e de pós-graduação e para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país. O exame é aplicado 2 vezes por ano.

As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia federal vinculada ao MEC. A aplicação do exame ocorre em diversas cidades do Brasil e no exterior (embaixadas), em locais designados pelo MEC. Estes locais são chamados de postos aplicadores.

A partir de 2015 a UFV passou a aplicar o exame que tem o apoio do Ministério das Relações Exteriores (MRE). O Departamento de Letras da UFV é o responsável pelas atividades que envolvem desde a inscrição até as de aplicação do exame CELPE-BRAS, sob a coordenação da professora Idalena Oliveira Chaves.

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

A participação no Celpe-Bras é voluntária, destinada a estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja a língua portuguesa, com no mínimo 16 (dezesseis) anos completos, na data de realização do Exame e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS PROVAS DE OUTUBRO/2019

PROCESSO DE INSCRIÇÃO

A inscrição é feita em 3 etapas. Se uma das etapas não for cumprida dentro dos prazos, isso acarretará no cancelamento da inscrição:

1ª ETAPA: preenchimento de formulário – a ser feito exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico http://celpebras.inep.gov.br/inscricao/ – cabe ao candidato certificar-se de que estão corretos todos os dados que forneceu. O período para realização dessa etapa inicia no dia 05/08/2019 e finaliza às 23 horas e 59 minutos do dia 18/08/2019, obedecendo ao horário oficial de Brasília/DF

2ª ETAPA: inscrição no posto aplicador – Pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 200,00 (duzentos reais), através de boleto bancário emitido pela Funarbe (Fundação Arthur Bernades)

https://eventos.funarbe.org.br/detalhes/exame-de-proficiencia-em-lingua-portuguesa-para-estrangeiros—celpe-bras-2019-ii

No caso de dúvida sobre as inscrições enviar e-mail para: amanda.ferreira@funarbe.org.br

ou celipe.ufv@gmail.com

O pagamento pode ser realizado até o dia 19 /08/2019.

3a etapa: A terceira etapa será realizada no posto aplicador a partir do dia 12 de agosto até o dia 24 /08/2019.

O candidato deverá comparecer ao Departamento de Letras (Departamento de Letras – Avenida Purdue, s/n
Campus Universitário -36570-900 – Viçosa – MG – BR ) para homologação da inscrição com os seguintes documentos:

  • Documento de identificação atual ( passaporte);
  • Comprovante de inscrição do site do MEC;
  • Comprovante de pagamento do boleto de inscrição. Tudo isso pode enviado por e-mail.

Dúvidas sobre a 3ª etapa de inscrição e sobre a realização do Exame deverão ser verificadas com o posto aplicador pelo e-mail: idalena@ufv.br ou celipe.ufv@gmail.com

Profa. Responsável: Idalena Oliveira Chaves (idalena@ufv.br)

Prova Escrita:

Local: Universidade Federal de Viçosa – Data: 16 de outubro de 2019.
Horário: 9:30h – 12:30h

Local: a ser informado oportunamente.

Atenção: O candidato deverá comparecer com 30 minutos de antecedência ao início da prova.

Prova Oral:

Local: Universidade Federal de Viçosa – (local específico a ser informado posteriormente) –

Data: 16 a 18 de outubro de 2019.