Inscrições abertas para o Exame Celpe-Bras 2023

CONDIÇÕES PARA INSCRIÇÃO

A participação no Celpe-Bras é voluntária, destinada a estrangeiros e brasileiros cuja língua materna não seja a língua portuguesa, com no mínimo 16 (dezesseis) anos completos, na data de realização do Exame e escolaridade mínima equivalente ao ensino fundamental brasileiro completo.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA AS PROVAS 2023/2

As inscrições para a segunda  edição de 2023 do exame de obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) estão abertas a partir do dia 07 de agosto

Os candidatos poderão se inscrever até as 23h59 (de Brasília) do dia 25 de agosto
As provas serão realizadas entre 24 a 26 de outubro, no Departamento de Letras da UFV (DLA)

PROCESSO DE INSCRIÇÃO: A inscrição é feita em 3 etapas. Se uma das etapas não for cumprida dentro dos prazos, isso acarretará no cancelamento da inscrição:

1ª ETAPA: preenchimento de formulário – a ser feito exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico http://celpebras.inep.gov.br/celpebras cabe ao candidato certificar-se de que estão corretos todos os dados que forneceu.

O período para realização dessa etapa se inicia às 8 horas do dia 07 de agosto  e finaliza às 23 horas e 59 minutos do dia 25 de agosto, obedecendo ao horário oficial de Brasília/DF.

2ª ETAPA: inscrição no posto aplicador – Pagamento da taxa de inscrição no valor de R$  240,00 (duzentos e quarenta reais), através de boleto bancário emitido pela Funarbe (Fundação Arthur Bernardes)  ou por cartão de crédito a partir do dia 10 de agosto.

No caso de dúvida sobre as inscrições enviar e-mail para: celipe.uvf@gmail.com

pagamento pode ser realizado até o dia 25 e agosto.

3a etapa: A terceira etapa será realizada pelo CELIPE/DLA, a partir do dia 10/08.

O candidato deverá enviar pelo e-mail: celipe.ufv@gmail.com , os documentos para homologação da inscrição

• Documento de identificação atual ( passaporte ou o que foi utilizado na inscrição)

• Comprovante de inscrição do site do MEC;

• Comprovante de pagamento do boleto de inscrição.

Obs: os documentos poderão ser digitalizados e enviados por e-mail

Dúvidas sobre a 3ª etapa de inscrição e sobre a realização do Exame deverão ser verificadas email: idalena@ufv.br ou celipe.ufv@gmail.com

Responsável pelo exame: Idalena Oliveira Chaves (idalena@ufv.br)

Prova Escrita:

Local: Universidade Federal de Viçosa

Data: 24 de outubro- 9h da manhã

Local: a ser informado oportunamente.

Atenção: O candidato deverá comparecer com 30 minutos de antecedência ao início da prova.

Prova Oral:

Local: Universidade Federal de Viçosa – (local específico a ser informado posteriormente) – Data: 24 de outubro – tarde

25 e 26 – manhã e tarde

Em ambas as provas, o candidato deverá levar o documento original cuja cópia foi entregue na 3ª etapa do processo de inscrição.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail celipe.ufv@gmail.com.

(Fonte: Idalena Chaves)